NOSSO BLOG

IMPORTÂNCIA dos parafusos de cabeçotes E QUANDO trocá-los

DIFERENÇAS ENTRE O APERTO (TORQUE) POR KG E APERTO ANGULAR POR GRAUS

APERTO POR QUILOS:
    No aperto por KG mede-se a força aplicada no parafuso de cabeçote. A Carga é lida através do torquímetro. O aperto por quilos poderá acarretar um problema se as roscas dos parafusos ou alojamento dos mesmos estiverem sujas ou danificadas, na medida por KG o aperto não será uniforme e portanto INCORRETO.

APERTO ANGULAR OU APERO EM GRAUS:
    Quando realizamos um aperto angular, mede-se o giro que efetua o parafuso. Para medir os graus usa-se o goniômetro, que é o aparelho medidor de graus. No aperto por graus inicia-se fazendo um pequeno aperto em KG e logo apero em graus, conforme manual. O importante é que deve ficar muito claro que quanto mede-se em graus, estamos medindo um ângulo, enquanto que ao medir em KG está sendo medido a força aplicada. Portanto não existe equivalência entre graus e quilos, entende-se que:

    Ao rosquear dois parafusos com Sistema de KG e exigindo maior esforço em um deles, ao aplicar a mesma força em KG (TORQUE) para ambos resultará em uma diferença no aperto, ficando o parafuso que exigiu maior esforço sem o torque correto.

    Já no aperto angular apertando os dois parafusos á 90°, apesar de não precisar de maior esforço que o outro, ambos serão rosqueados por igual no bloco e consequentemente obtendo um aperto mais preciso e uniforme. Exemplo abaixo:



LEMBRE-SE: NÃO CORRA RISCOS DESNECESSÁRIOS; SIGA AS INSTRUÇÕES DAS MONTADORAS, TROQUE OS PARAFUSOS!

•    Os parafusos por aperto angular asseguram uniformidade de aperto;
•    Os materiais e processos utilizados na sua fabricação permitem uma perfeita adaptação do trabalho na ZONA PLÁSTICA.
•    As elevadas tensões de trabalho produzem alongamento e deformações permanentes que o inviabilizam uma segunda montagem.


Encontre toda linha de parafusos de cabeçotes das melhores marcas na IMPAVE, distribuidor autorizado.